Pages

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Um Novo "Tipo" de Estudante

Por Luiz Afonso F. Meirelles
    
                                                Fonte: http://www.namiracerta.com.br/

      "Quando se fala nas modificações que a tecnologia proporciona, uma pesquisa da Fundação Telefônica realizada na América Latina Aponta o Brasil “como o país em que os jovens buscam caminhos próprios de comunicação e obtenção de informações, principalmente na Internet”
         Outra pesquisa, realizada pelo projeto “Acessa Escola” do Governo do Estado de São Paulo apontou que 93% dos jovens das mais diversas camadas econômicas já usavam o Orkut e que 88% deles já tinha publicado vídeo, foto ou áudio na Internet, sendo que 48% o fizeram através do YouTube. 
       Com estas informações, pode-se perceber que os jovens não mais apenas recebem conhecimento e armazenam, mas agora com a popularização da Internet e com as facilidades dos recursos tecnológicos o estudante passa a ser também gerador de conteúdo. Sem se dar conta, o estudante moderno está produzindo mídia e também desenvolvendo a tão comentada criticidade



          Neste contexto, a participação ativa das crianças em relação à produção midiática tem demonstrado consequências interessantes para a educação. Os indivíduos que se envolvem nesta produção de conteúdo apresentam uma crítica da realidade em que vivem e almejam a construção de uma sociedade mais justa, está aplicando, portanto, a educomuniação. 
           Mais uma vez percebe-se a necessidade de um educador atento a essa realidade e que se envolva com o processo, estimulando o aluno a contribuir efetivamente na transformação do meio onde vive, através dos recursos midiáticos disponíveis." Esse é um fragmento do meu trabalho de conclusão de curso que fala sobre esse perfil do novo estudante. Quem quiser ver o resultado final, poderá assistir a minha apresentação, no mês de dezembro...

0 comentários:

Postar um comentário