Pages

sábado, 25 de agosto de 2012

A Branca de Neve - críticas e reflexões

Todos nós já ouvimos algum conto de fadas quando éramos crianças. São contos que passam de geração para geração para transmitir algum ensinamento, pois através do pensamento lúdico é que a criança conseguirá compreender melhor o que está sendo proposto, seja ele implícito ou explícito.
A história da Branca de Neve, como vários outros Contos de Fadas, tem várias interpretações e versões. Depende muito da região, do país e da cultura. Um exemplo é a versão feita na Itália, na versão original as gotas de sangue da Branca de Neve caem na neve, mas como na Itália a neve é rara, as gotas de sangue são derramadas no leite que é mais próximo a cultura do país.
Este conto deixa que o leitor tire suas conclusões sobre os fatos, ele não nos apresenta explicitamente os conflitos, possibilitando um maior campo de reflexão. É perceptível na história a exibição dos conflitos existentes desde a infância até a adolescência, os 7 anões representam esse desenvolvimento.
Outro ponto que é apresentado pela Branca de Neve é a crítica sobre o Narcisismo. A madrasta representa as atitudes narcisistas, onde a atenção total se volta para a beleza, para o EU. Essa atitude está relacionada também ao ciúmes que os pais sentem quando a criança cresce e se torna independente. Os pais percebem que estão ficando velhos e, inconscientemente, sentem ciúmes.
O conto da Branca de Neve é somente um no meio de tantos outros contos de fadas que também tem ideologias, críticas e até ensinamentos. É uma forma divertida e amena de tratar de assuntos complexos com as crianças.

Para quem ouviu e assistiu o conto da Branca de Neve e os 7 anões, curta a música da parte onde os 7 anões estão voltando pra casa depois de um dia de trabalho.
Thamyres Kubo

0 comentários:

Postar um comentário