Pages

sábado, 4 de agosto de 2012

6 dicas para melhorar as suas apresentações

Muitas pessoas ainda tem dificuldade de se expressar na hora de fazer apresentações em público, tanto no trabalho quanto na faculdade. Mas, saiba que isso é normal e que existem diversas maneiras de superar esse “medo”. Com isso, separamos algumas dicas para você melhorar o seu desempenho:
1 - Saiba o que você está falando: Conheça muito bem o conteúdo que você irá apresentar. Isso é essencial. Saber sobre o que você está falando vai te dar mais segurança na hora de falar e transmitirá confiança para a platéia. Se você não conhecer muito bem o assunto evite falar sobre ele e dê preferência àqueles que você conhece de verdade. Não queira aprender em cima da hora só para “fazer tipo” para o seu chefe, isso pode ser pior e jogar a sua imagem no chão.
2 - Conheça a si mesmo: Parece óbvio, mas a maior parte das pessoas não conhece a si mesmo. O que quero dizer aqui é que você deve, antes de mais nada, analisar qual o seu temperamento. Você é introvertido ou extrovertido? Você é sério, divertido ou brincalhão, mas sabe a hora de falar sério? Em suma, identifique os seus pontos fortes e fracos.
3 - Conheça o seu corpo: Como você anda? Como você se move? Como você gesticula? Quando você vai fazer uma apresentação boa parte da informação será transmitida através de quesitos não verbais, como a expressão corporal, por isso, tire as mãos do bolso e ajude a reforçar aquilo que você está falando com gestos, expressões faciais ou movimentos corporais.
4 - Fuja do espelho: Tanto entre profissionais da oratória, quanto com o público leigo a “dica” de ensaiar na frente do espelho é muito comum. E eu lhes digo, fujam do espelho. Essa ferramenta pode lhe ser muito interessante em um estágio avançado, para treinar movimentos específicos ou para conhecer melhor a sua expressão facial, de resto, o espelho só lhe trará malefícios. Ele vai fazer com que você se concentre muito mais em questões estéticas e esqueça que um dos pontos mais importantes para a apresentação é o conteúdo. Não adianta ter boa expressão corporal se o que você diz não faz o menor sentido.
5 - Escreva: Escreva um roteiro, melhor, escreva três roteiros. Primeiro coloque no papel as informações que você quer transmitir, depois escreva o que você quer falar e, por fim, escreva um roteiro exatamente como você quer falar. Mas não decore esse roteiro, a não ser que você seja um bom ator, o texto decorado ficará com ar robótico e sem interpretação. Esses roteiros vão te ajudar a ficar mais íntimo do assunto e estruturá-lo na sua mente.
6 - Treine, e muito: O treinamento é a chave para uma boa apresentação, não adianta fazer tudo o que falei acima e não treinar. Na hora você ficará nervoso e vai se perder. Quando você começar a conseguir fazer a apresentação sem nenhum apoio (power point, flip chart, quadro negro, etc), significa que você já treinou o suficiente, então, descanse e depois treine um pouco mais.

0 comentários:

Postar um comentário