Pages

sábado, 11 de agosto de 2012

A Rede Social Facebook conectada com o processo ensino e aprendizagem

Com o advento da Internet na segunda metade dos anos 90, professor e aluno conquistaram um leque  imenso de informações, porém o desafio de empregá-las de maneira adequada à aprendizagem ainda é um assunto a ser debatido por um longo tempo.
Há inúmeras opções de ferramentas que podem não só agilizar o processo de ensino e aprendizagem como torná-lo um ambiente mais atraente para o educando. São sites, blogs, e-mails, redes sociais e outros. A rede social Facebook, por exemplo, pode ser utilizada com resultados bastante interessantes e  pode oferecer uma multimidialidade necessária para o aprendizado de uma língua estrangeira. Ele apresenta recursos para edição de textos, que podem ser editados e armazenados no campo "arquivos", ele possibilita a apresentação de vídeos, de fotos, possibilitando o compartilhamento dos mesmos. Há ainda o recurso de compartilhamento de arquivos, onde o professor pode postar suas aulas e o aluno acessá-las posteriormente. O recurso do bate-papo pode ser empregado na troca de  experiências sobre o assunto pautado pelo professor, podendo funcionar como um fórum. Há ainda a possibilidade de perguntas e respostas - o aluno pode tirar suas dúvidas sobre a matéria exposta em sala de aula em um outro momento. A rede ainda possibilita um gerenciamento de segurança do grupo a ser criado: ele pode ser secreto, fechado ou aberto, de acordo com a necessidade do professor e alunos.
Por fim a multimidialidade existe e é muito importante, porém  mais importante ainda é escolher, trabalhar e criar uma maneira adequada a ser aplicada tanto dentro como fora da sala de aula, de modo a proporcionar segurança, interatividade e criticidade ao educador e  ao educando.

Por Ana Cláudia

0 comentários:

Postar um comentário