Pages

sábado, 25 de agosto de 2012

A escola conectada à Internet

Quando uma Instituição de Ensino se conecta à rede mundial de computadores, um novo leque se abre para professores e também alunos. Isso acontece porque não estão mais limitados a apostilas ou cartilhas, mas estão expostos a uma infinidade de livros e de sites, livres 24 horas e de graça. Isso possibilita uma nova realidade de representações, conceitos e imagens com as quais o aluno passa a ter contato e que vão colaborar no desenvolvimento de outras habilidades, capacidades, e comportamentos.
Outro ponto importante é a maneira com que o material didático pode ser apresentado. A internet possibilita um ambiente mais atraente, colorido, sonoro e infinitamente diversificado. Isso tudo torna o aprender algo mais significativo.
Um bom exemplo pode ser uma aula de literatura, onde o aluno pode visitar a homepage de seu escritor preferido e escolha, ele mesmo, as poesias que via ler. Outros alunos podem se identificar com romances, podendo visitar uma biblioteca inteira e escolher qualquer período literário.
Por tudo isso, essa busca pelo saber tem se tornado cada vez mais fácil e importante. A escola vem desenvolvendo um papel fundamental na orientação e apresentação desse mundo aos alunos. A escola tem cada vez mais responsabilidade na utilização da internet como ferramenta pedagógica, aplicando recursos virtuais na construção da realidade da nossa juventude.

By Ana Cláudia, Helaine e Karina

0 comentários:

Postar um comentário